segunda-feira, 28 de novembro de 2011

RCP + Rapel

 No ultimo fim de semana 26 e 27 de Novembro, o grupo de socorrista da cidade de Toledo, receberam instruções teóricas e pratica sobre o novo protocolo de RCP "Reanimação Cardiopulmonar", segundo a leitura das Diretrizes da AHA 2010 para RCP e ACE. O grupo debateu muito á respeito, pois até então ainda era aplicado o antigo protocolo, seqüenciado em (A,B,C,D e E), após a alteração, passou a ser (C,A,B), diminuindo o tempo resposta de sobrevida.
                            



 Já no domingo o grupo dirigiu-se a Pedreira Municipal da cidade, onde existe um local para pratica de rapel, todos aprenderam a atividade. E para quem não conhece a atividade, daremos uma rápida descrição: Rapel é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações.
Trata-se de uma atividade criada a partir das técnicas do alpinismo, o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante. Este deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas. Cursos preparatórios são indispensáveis.
A atividade é praticada essencialmente em grupo onde cada integrante se deve preocupar com o companheiro, questionando qualquer situação que possa gerar um incidente e até um acidente.
 O rapel também é utilizado como técnica de salvamento em diversas situações. Os corpos de bombeiros do mundo todo utilizam desta técnica para o resgate de pessoas em locais com difícil acesso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário